#04 Dossiê [em]curtas | A CUCA: UM ESTUDO DE SUA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO AUDIOVISUAL CIDADE INVISÍVEL (2021) COMO INSTRUMENTO DE ENSINO

 

ARTIGO
Por Amanda Franczak da Silva¹; Letícia Lupepsa²; Smailen Kauê de Oliveira³ e Adriana Rodrigues Suarez4

1 2 3 4 Universidade Estadual de Ponta Grossa de Ponta Grossa. E-mail: leticialupepsa@gmail.com

Resumo:

A série Cidade Invisível, composta no catálogo da Plataforma Netflix , teve seu lançamento no ano de 2021, carregando em sua narrativa as questões folclóricas brasileiras. Deste modo, com o intuito de utilizar o audiovisual como instrumento de ensino, buscou-se perceber a representação da Cuca a partir da linguagem cinematográfica com o objetivo de construir um paralelo junto a obra pictórica A Cuca (1924) de Tarsila do Amaral. Foram utilizados como principais autores para o presente estudo, as contribuições de Cascudo (2012) e Amaral (1920), os quais destacam sobre o Folclore, e os pensamentos acerca da Educação e o Cinema abordados por Suarez e Nunes (2018) auxiliando na mostra das duas linguagens. Para a metodologia, utilizou-se a leitura fílmica dos pontos de vista: objetivo, subjetivo e referencial, os quais são destacados na Tese de Doutorado Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica por Suarez (2018) e um estudo bibliográfico para a leitura de imagem pictórica A Cuca. Concluímos que, ao pensar na aplicabilidade da personagem Cuca em diferentes linguagens, nos possibilita um resgate histórico do Folclore no audiovisual e no pictórico, permitindo ao discente possibilidades de leituras imagéticas mais críticas, valorizando a cultura em que está inserido.

Palavras-chave: Audiovisual. Educação. Folclore.

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Recebido em: 11/06/2021
Aprovado em: 27/06/2021

BIOGRAFIAS DAS AUTORAS
AMANDA FRANCZAK DA SILVA:   
Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, (2020 – 2023). Membra do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura – GEPAVEC/ Diretório do CNPq. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) no edital (2021-2022)
 LETICIA LUPEPSA:
Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Monitora da disciplina de Pintura I – UEPG (2020-2021);. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq. Voluntária no Programa Voluntário de Iniciação Cientifica (PROVIC).  Participante voluntária do Projeto de Extensão: Projeto Rondon – Operação Yaguaru. (2020)
SMAILEN KAUÊ DE OLIVEIRA:
Acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, (2018-2021); – Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no edital (2018-2019); – Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq. – Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) no edital (2020-2021); ÁREAS DE PESQUISA: Cinema; Leitura de Imagem; Leitura Cinematográfica; ÁREAS DE PRODUÇÃO: Possuí experiência na área de Artes, com produções na área de Desenho com lápis de cor, lápis grafite, tinta aquarela e tinta nanquim; assim então, com produções voltadas ao realismo, retrato e ilustração. Ainda, possuí produções relacionadas à Pintura com tinta Acrílica, tinta Óleo e tinta Têmpera, sendo estas, retratos, pinturas de paisagens, natureza-morta, criações e realismo
ADRIANA RODRIGUES SUAREZ
Pós- doutoranda em Educação. Doutora em Educação Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/UEPG- PR (2018); Mestre em Comunicação e Linguagens (Cinema)- TUIUTI/ Curitiba- PR (2013); Especialização em Arte Educação- IBPEX/PR (2012); Licenciatura em Matemática (2003)- UEPG/PR; Licenciatura em Artes Visuais (2010)- UEPG/PR. Atualmente professora adjunta vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Orientadora de Iniciação Científica- PIBIC/PROVIC/BIC. Membro da Federação dos Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq. Chefe da Divisão de Arte e Cultura- DAC/PROEX/UEPG.

REFERÊNCIAS

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MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. Tradução de Lauro António e Maria
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SUAREZ, A. R.. Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos
para uma metodologia de leitura fílmica crítica na formação inicial de professores de Artes
Visuais. 2018.

SUAREZ, A. R.; NUNES, A. L. R. Arte e Cinema: intertextualidades entre a pintura de
Francis Bacon e o filme Love Is the Devil. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2018. E-book.

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