#04 Dossiê [em]curtas | CINEMA E PINTURA: INTERTEXTUALIDADES POSSÍVEIS ENTRE GOYA, BACON E O FILME O AMOR É O DIABO DE MAYBURY

 

ARTIGO
Por Adriana Rodrigues Suarez¹ e Ana Luiza Ruschel Nunes²

¹Doutora em Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: arsuarez@uepg.br

²Pós-Doutora em Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa.
E-mail: analuizaruschel@gmail.com

 

Resumo:

Este artigo tem como objetivo construir uma intertextualidade entre o Cinema e a Pintura, a partir do frame selecionado do filme O Amor é o Diabo de John Maybury (1998), a obra Duas Figuras (1953), de Francis Bacon e a obra Saturno devorando seu filho (1819-1823), de Francisco Goya. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. A leitura fílmica foi pautada nos pontos de vista objetivo, subjetivo, referencial e sintomático, dos autores Bordwell e Thompson (2013), e a leitura pictórica nos pontos de vista factual, estilístico e expressional, do autor Costella (1997). Com as leituras imagéticas, destacamos as características pertinentes de cada linguagem, identificando possíveis relações entre os elementos da linguagem cinematográfica e da linguagem pictórica. O aporte teórico conta também com os autores Suarez; Nunes (2018), Berger (1999), Aumont (2004), Vanoye (1994), Ficacci (2007), Deleuze (1981) entre outros. Os resultados obtidos são satisfatórios pois foi possível através do aporte teórico organizar os pontos de vista de cada linguagem, conseguindo assim vislumbrar uma leitura fílmica e uma leitura pictórica mais crítica, percebendo que cada linguagem possui suas próprias características, mas que podem, e devem, conversar entre si, construindo uma intertextualidade significativa

Palavras-chave: Cinema. Pintura. Intertextualidade.

Acesse o PDF com o texto completo AQUI.

Recebido em: 09/06/2021
Aprovado em: 25/06/2021

BIOGRAFIA DAS AUTORAS
Adriana Rodrigues Suarez

Pós-doutoranda em Educação; Doutora em Educação Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/UEPG- PR (2013- atual); Mestre em Comunicação e Linguagens (Cinema)- TUIUTI/ Curitiba- PR (2013); Especialização em Arte Educação- IBPEX/PR (2012); Licenciatura em Matemática (2003)- UEPG/PR; Licenciatura em Artes Visuais (2011)- UEPG/PR. Atualmente professora adjunta vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Membro da Federação dos Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq.

Ana Luiza Ruschel Nunes 

Pós-Doutorado em Educação- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina/SC (2016-atual). Doutora em Educação UNICAMP/SP (1997); Mestre em Educação pela UFSM/ RS (1990); Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela UFSM/ RS (1981). Atualmente professora adjunta do Programa de Pós-Graduação- Mestrado/ Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/ PR, vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Membro da ANPAP/BR e da Federação dos Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Líder do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq.

REFERÊNCIAS

AUMONT, J. Olhar Interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

BERGER, J. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Rocco,1999.

BORDWELL, D.; THOMPSON, K., A Arte do Cinema: uma introdução. São Paulo: EDSP,
2013.

COSTELLA, A. F. Para Apreciar a Arte. São Paulo: SENAC, 1997.

DELEUZE, G. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

FICACCI, L. Bacon. Taschen, 2007.

MENAGE, C.; MAYBURY, J. Love is the Devil: Study for a Portraid of Francis Bacon.
[Filme- DVD]. Produção de Chiara Menage, roteiro e direção de John Maybury. França/ Reino
Unido/ Japão, British Broadcasting Corporation (BBC), 1998. DVD, 1 filme (90 min.) color. son

STRICKAND, C. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro,
1999.

VANOYE, F. Ensaio sobre a Análise Fílmica, Campinas: Papirus, 1999.

SUAREZ, A. R.; NUNES, A. L. R. Arte e Cinema: intertextualidades entre a pintura de Francis
Bacon e o filme Love Is the Devil. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2018. E-book.

Deixe uma resposta