#04 Dossiê [em]curtas | ESPERANÇAR: LIÇÕES DE MOTIVAÇÃO PARA OS TEMPOS DE PANDEMIA

 

ARTIGO
Por Cláudio Roberto da Silva¹ e Lourdes Maria Campos Corrêa²

¹Escola Estadual Tubal Vilela da Silva

² Escola Estadual Tubal Vilela da Silva. E-mail: lourdesmccorrea@yahoo.com.br

 

Resumo:

A chegada da pandemia alterou a vida e a rotina de todos, mas a educação foi uma das áreas mais afetadas, pois quando falamos de educação, adaptar à nova realidade não foi fácil. Nesse contexto, o cinema pode ser tomado como um recurso didático fundamental ao ensino remoto. Este trabalho objetivou desenvolver a estratégia didática de cinedebate como prática docente interdisciplinar no ensino remoto. O trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual de Uberlândia/MG, utilizando-se o filme “À procura da felicidade” como os nonos anos e o filme “Uma amizade verdadeira”, com sétimos anos. A presença de cerca de 50% dos alunos, bem como interação durante o cinedebate, revelou um importante engajamento por parte dos mesmos. A dinâmica da utilização do cinema como recurso didático interativo e interdisciplinar revelou-se eficaz tanto para o desenvolvimento de habilidades do currículo, como temas transversais. Além disso, o cinema proporcionou momentos de lazer, reflexão, interação com família, colegas amigos e professores, sendo, portanto, uma fonte de escape ao contexto em que vivemos, ao mesmo tempo que promove reflexão e ação.

Palavras-chave: Ensino remoto; cinema; recursos didáticos.

Acesse o PDF com o texto completo AQUI.

Recebido em: 09/06/2021
Aprovado em: 25/06/2021

BIOGRAFIA DOS AUTORES
Cláudio Roberto da Silva: Graduação em História pela Faculdade do Noroeste de Minas (1991); Especialização em Educação: Novos Paradigmas. Faculdade Pitágoras,Título: PLANO DE MELHORAMENTOS DO COLÉGIO SOMA, A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS NO PAERP. Especialização em Docência do Ensino Superior,Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio De Janeiro,,Título: A Tecnologia a serviço da Educação Especialização em Supervisão Escolar,Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Título: A Ação Supervisora . APROVAÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS: Classificado (2ºlugar) em concurso de provas e títulos para o cargo de Coordenador de Educação, na função de Professor de Geografia (Edital nº001, de 10 de novembro de 1993)para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Paracatu/MG; Classificado(4ºlugar)para o cargo de Técnico Superior em Educação, na função de Professor de Geografia (Edital nº001, de 07 de janeiro de 1998) para provimento de cargos efetivos da Prefeitura Municipal de Paracatu/MG;C Aprovado em concurso público realizado pela Superintendência central de Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Administração, lotados na Secretaria de Estado da Educação.Nomeações publicadas no Diário Minas Gerais em 03/07/2002 Professor, NÍVEL 3, grau A /História – 17º colocado; Professor, Nível 3, grau A/ Geografia – 27º colocado; Professor, NÍVEL 5, grau A/ História – 14º colocado. Aprovado (32º lugar) para o cargo de Professor de História, no Concurso Público de provas, redação e títulos realizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (Edital de concurso nº01/02, publicado em 04/10/02 e Edital de Homologação publicado em 26/02/03 no Diário Oficial do Município de Uberlândia). Aprovado no concurso público – Secretaria de Estado da Educação/MG (Edital nº001/2005), homologado em 01 de setembro de 2005) para o cargo de Professor de História- PBIII- 5º colocado, nomeação publicada no “Minas Gerais” de 31 de agosto de 2007. Aprovado no Concurso Público- Prefeitura Municipal de Uberlândia(Edital001/2011) para o cargo de Especialista da Educação- Supervisor Escolar (48º colocado)- Mestrando em Teoria Literária- Universidade Federal de Uberlândia- MG

Lourdes Maria Campos Corrêa: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2017); Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2012); Especialista em Gestão Executiva Ambiental pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia (2011); Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Faculdade Telos (2019); Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade EducaMais (2020); Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação – GPECS da Universidade Federal de Uberlândia. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Atua com professora de Ciências do Ensino Fundamental II.

REFERÊNCIAS:

À PROCURA DA FELICIDADE (The Pursuit of Happyness). Direção: Gabriele Muccino.
Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, James Lassiter, Will Smith, Steve Tisch. EUA:
Sony Pictures Entertainment, Columbia Pictures, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 14 de set de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto,
2003.

UMA AMIZADE VERDADEIRA (Marshall The Miracle Dog). Direção: Jay Kanzler.
Produção: Chris Benson. EUA: Fabrication films, 2016.

Deixe uma resposta