Fricção – subst. femin. 1. ação de friccionar; atrito, esfregação.; 2. atrito resultante de dois corpos que se esfregam; atrição.
Ficção – subst. femin. 1. elaboração, criação imaginária, fantasiosa ou fantástica; fantasia. 2. criação artística (literária, cinematográfica, teatral etc.), em que o autor faz uma leitura particular e ger. original da realidade.
Tomando as possibilidades de leitura entre as palavras ‘fricções’ e ‘ficções’, a revista F(r)icções (ISSN 2763-843X) investe na possibilidade de compreensão do pensamento crítico sobre a imagem cinematográfica como um jogo.
Aqui, o jogo aparece na fricção como atrito entre imagens, pensamentos, formas e visões de mundo e na ficção como possibilidade de entender a criação como hipótese e elaboração sobre o mundo a partir de imagens.
Nos dossiês multimídia produzidos pela F(r)icções, os ensaios, lives, podcasts e videocasts buscam explorar as ambivalências da imagem, aquilo que pode pensado/falado a partir do que é visto, instigando as perguntas, as ambivalências, as hipóteses, as incertezas.