#04 Dossiê [em]curtas | Livro Variações em Sessões (Vol. I e II)

LIVROS
Por Keyme Gomes Lourenço¹ e Ezequias Cardozo da Cunha Junior²

¹ Coordenador e Diretor da Mostra [em]curtas, Mestre e Doutorando em Educação, PPGED/FACED/UFU. E-mail: keymelourenco@gmail.com

² Organizador da Mostra [em]curtas, Mestrando em Educação (PPGED/FACED), E-mail: juniorcardozo@abric.ong.br

VARIAÇÕES EM SESSÕES: CINEMA E INTERDISCIPLINARIDADES I

Acesse o PDF com o volume 1 da obra completo AQUI.

Resumo:

Este livro fala, canta, assobia, assopra, sussurra, grita, mastiga e engole variações. O que é uma variação? São as formas e possibilidades que algo tem de ser ele mesmo, de maneiras e existências outras? Livro-mergulhos em variações daquilo que ele mesmo pode ser. O que seria uma variação de um livro e o que caberia em um livro que comporta variações? Esta obra literária é a segunda, da coletânea “VARIAÇÕES”, promovida pela Mostra [em]curtas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o coletivo Cinema Nômade, com corpo editorial da Revista F(r)icções. As escritas, imagens, colagens e rabiscos contidos aqui têm também como objetivo mergulhar e percorrer caminhos antes desconhecidos, em busca de variações possíveis de serem devoradas. A primeira obra da coletânea “VARIAÇÕES”, titulada: Variações em Apropria: Ocupação, Filosofia, Arte (2021), foi composta por obras, escritas, pesquisas, poesia e pensamentos de pesquisadores, professores, artistas e estudantes, sobre as ocupações de espaços, não-espaços, de arte, de corpo, de casa, de alma, de apropriações. Esta edição da coletânea tem como objetivo trazer as variações do cinema e as interdisciplinaridades possíveis encontradas com elas e a partir delas. Por que uma sessão com SS e não com Ç? Uma sessão de cinema é escrita em português com dois S. Em um livro, encontramos várias seções escritas com Ç. As partes, as divisões, os pedaços. Aqui nosso livro é composto por Sessões com SS. O desejo de trazer o SS, também para compor os capítulos do livro, é para que assim o cinema possa também se instalar. Se sentir em casa. Formando sessões de cinema em livro, trazendo aquilo que é próprio do cinema para as páginas. Variando o cinema. Variando a sessão. O que pensamos em sessões. Quando pensamos em cinema, em ver um filme, o que vem à mente é a reunião, o sentar junto, ou sozinho para ver, assistir, contemplar, viver, dirigir, construir, criar, inventar, imaginar, se perder dentro e com os filmes, com as obras, com audiovisual, com as imagens, com sons, com os apagões com os momentos em branco, com as faltas na imagem e com os seus preenchimentos. Uma sessão é um momento planejado para algo. Aqui se formam sessões em um livro, planejadas e programadas para podermos mergulharmos juntos em variações. Variações das sessões de cinema e de suas interdisciplinaridades. Esta obra é dividida em nove variações temáticas, propostas pela Mostra [em]curtas e contém inúmeros caminhos e territórios que pedem para serem variados. A proposta que trazemos, é de que podemos caminhar com os textos, pensamentos, ideias, devaneios e esquivos que surgem, que os autores propõem a partir da leitura. Os capítulos são pura variações, que criam e transformam o que podemos exercitar em pensamento com as imagens do audiovisual. O que podemos aprender com a variação de algo? O que pode aprendizados instaurados sobre outra perspectiva que não a representação? Variação é o outro. Não é mesmo, é o que varia daquele. Variações se dão num processo de perda, é a herança. Variação é um outro que surge daquilo que nos perfurou, que atravessou. Variações em Sessões, cinema e interdisciplinaridades, criar o outro naquilo que brota do estar junto com mídias. Que mundos podem ser criados?

FICHA CATALOGRÁFICA

Variações em Sessões: Cinema e Interdisciplinaridades I / Keyme Gomes Lourenço, Ezequias Cardozo da Cunha Junior (organizadores). Recife-PE: Revista F(r)icções – Ensaios de cinema. Uberlândia-MG: Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e Diretoria de Cultura (DICULT) da Universidade Federal de Uberlândia, 2022.
215 p. Ed.1. Vol. 1, 2022.
ISBN 978-65-00-29382-1 (Livro Físico)
Inclui bibliografia.
Vários organizadores.
Modo de acesso online: https://friccoes.com/
1. Mostra [em]curtas 2. Cinema. 3. Interdisciplinaridades. 4. Sessões Temáticas 5. Capítulos.
I. Lourenço, Keyme Gomes; Cunha-Junior, Ezequias Cardozo, (org.). II. Universidade Federal de Uberlândia. III. Título

CITAR [(In)] LOURENÇO, Keyme Gomes; CUNHA-JUNIOR, Ezequias Cardozo da, (org). Variações em Sessões: Cinema e Interdisciplinaridades I. Recife-PE: Revista F(r)icções, Uberlândia-MG: Pró-reitoria de Extensão e Cultura e Diretoria de Cultura, 2022.

VARIAÇÕES EM SESSÕES: CINEMA E INTERDISCIPLINARIDADES II

Acesse o PDF com o volume 2 da obra completo AQUI.

Resumo:

Este é o terceiro livro da Coleção Variações, cujo primeiro volume foi lançado em 2020 – Variações em Apropria: Ocupação, Filosofia e Arte. Assim como o segundo livro, este terceiro foi organizado pela Mostra Audiovisual [em]curtas em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o coletivo Cinema Nômade, com corpo editorial da Revista F(r)icções. O estímulo audiovisual é uma das armas mais poderosas na construção de pós-verdades. Com vontade de explorar as várias consequências dessa afirmação, os trabalhos deste livro exploram diferentes possibilidades de pensar o tema “Variações em Sessões: cinema e interdisciplinaridades”. Seus capítulos impulsionam o que emerge quando se pensa que tudo passa pelas trocas do cinema, e o audiovisual, e as imagens, e os sons, e as mídias, e… Dispositivos que empregam tecnologias digitais e suas interdisciplinaridades, resultando em processos de criação que conclamam por corresponsabilidades e coexistências para sua própria (re)produção. Neste livro, os capítulos englobam objetos e temas investigativos que tocam e são tocados pelo cinema em sua natureza essencialmente interdisciplinar. Os textos são recheados por pensamentos e práticas capazes de enfrentar as lógicas que enriquecem uma única forma de existência. Esta obra é composta por nove sessões de experimentações que se arriscam intimamente em interdisciplinaridades humanas e não humanas. Materiais que alinham a vida imbricada em suas complexidades híbridas para além dos binarismos, propondo mixagens entre os diferentes campos de conhecimentos, disciplinas, áreas, práticas e meios. Sob este prisma, nesta obra, as seções de um texto ganharam movimento para que o cinema possa se instalar. Em um livro, suas várias seções são escritas com a letra Ç, que representa suas partes, divisões e pedaços. Aqui, as produções do cinema variam em páginas pelas sessões cinematográficas da Mostra [em]curtas. Para aquecer esta leitura, uma sincera experimentação com as sessões deste texto-movimento germina em mais uma escrita. Em meio a todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, do Antropoceno emergem ruínas em paisagens. Conectadas por extensões humanas e não humanas que se entrelaçam entre a dimensão real-virtual, onde a cibercultura floresce em meio ao caos. Neste cenário, a fluidez dos corpos expande sobre seus territórios que (re)existem ocupando a tela do cinema. Por criações que horizontalizam as formas hierárquicas de construção de personagens para arruinar qualquer naturalização da relação entre a seca e a miséria. Entre conexões humanas, a lógica circular de imagens em repetição possibilita um sincero olhar sobre si mesmo(a) em direção aos reflexos de vento em movimento. O cinema é mais uma arte do movimento, capaz de agitar experiências com o audiovisual e criar ação para transformação. Variações de perspectivas que remodelam o olhar afunilado com outras lentes. Ressonâncias de posições no espetáculo da vida, criando no elenco e experimentando com a câmera ambientalista. Deslocamentos que procuram a valorização da natureza por meios alternativos de produção artística, que são potentes nos enfrentamentos racionalização da arte, que a gente não esquece, é sempre política. Procurando nos rastos da natureza urbana, a pobreza continua emergindo por esforços de constituição de uma nova miséria planetária. Entre os afetos de catar o vento, aprendemos como fazer do cinema personagem do espaço escolar à espreita das potências do ensino. Cinema e educação em abraços pelas tecnologias de um filme. Filmes se fazem entre camadas capazes de aprofundar a experiência da própria vida. Dimensões que transbordam por documentários que se esforçam para traduzir verdades em imagens pela percepção singular do mundo à nossa volta. Florescendo histórias que nos convidam a (re)apresentar nosso mundo através de lentes que contam sobre o atual mundo pandêmico.

Variações em Sessões: Cinema e Interdisciplinaridades II / Keyme Gomes Lourenço, Ezequias Cardozo da Cunha Junior (organizadores). Recife-PE: Revista F(r)icções – Ensaios de cinema. Uberlândia-MG: Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e Diretoria de Cultura (DICULT) da Universidade Federal de Uberlândia, 2022.
215 p. Ed.2. Vol. 2, 2022.
ISBN 978-65-00-32671-0 (Livro Físico)
Inclui bibliografia.
Vários organizadores.
Modo de acesso online: https://friccoes.com/
1. Mostra [em]curtas 2. Cinema. 3. Interdisciplinaridades. 4. Sessões Temáticas 5. Capítulos.
I. Lourenço, Keyme Gomes; Cunha-Junior, Ezequias Cardozo, (org.). II. Universidade Federal de Uberlândia. III. Título

CITAR [(In)] LOURENÇO, Keyme Gomes; CUNHA-JUNIOR, Ezequias Cardozo da, (org). Variações em Sessões: Cinema e Interdisciplinaridades II. Recife-PE: Revista F(r)icções, Uberlândia-MG: Pró-reitoria de Extensão e Cultura e Diretoria de Cultura, 2022.

 

BIOGRAFIA DOS AUTORES


Keyme Gomes Lourenço

Keyme é Mestre e Doutorando em Educação (PPGED/FACED), Especialista em Arte e Educação, Licenciada em Ciências Biológicas (INBIO) e Graduanda em Direito (FADIR) pela Universidade Federal de Uberlândia. Lobo da Matilha Uivo (UFU). Bolsista CAPES. Cinemas, filosofias, políticas, imagens e culturas. E-mail: keymelourenco@gmail.com.

Ezequias Cardozo da Cunha Junior

Junior é Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestrando em educação (PPGED/FACED/UFU). E-mail juniorcardozo@abric.ong.br

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