#04 Dossiê [em]curtas | REGISTROS DO INTANGÍVEL: O TREZENÁRIO DE SANTO ANTÔNIO DOS POBRES, NO BARRO VERMELHO

 

ARTIGO
Por Paula Louise Fernandes Silva¹

¹ Mestranda em Turismo e Patrimônio – Universidade Federal de Ouro Preto. E-mail: paulalouise@gmail.com 

Resumo:

O presente artigo resulta do Trabalho de Conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas intitulado por – “Patrimônios Coexistentes: O entrelaçar do Padroeiro com o Bairro Santo Antônio, na cidade de Penedo”. Tem como objetivo apresentar uma experiência de cunho etnográfico durante os treze dias de festa em honra à Santo Antônio, padroeiro do bairro o qual possui o mesmo nome do santo protetor, onde buscou-se explorar as sobreposições entre o patrimônio material e imaterial, os entendendo de forma coexistentes. Para isto, teve-se como fonte investigativa as relações entre os atores sociais, religiosidade e as transformações efêmeras do espaço urbano do bairro, utilizando os recursos audiovisuais como forma de registro, inicialmente para descobrir e posteriormente contar. O trabalho resultou em um curta documentário, intitulado ‘Padroeiro’, exibido para os moradores do lugar no ano de 2018. Diante disto, as discussões apresentadas ao longo deste texto procura evidenciar como a imagem em movimento torna-se um recurso de linguagem expressivo e com amplo acesso social em pesquisas de cunho etnográfico, onde a captura da imagem passou a ser uma ferramenta singular na construção da pesquisa.

Palavras-chave: Documentário. Etnografia. Patrimônio Cultural.

Acesse o PDF com o texto completo AQUI.

Recebido em: 09/06/2021
Aprovado em: 27/06/2021

BIOGRAFIA DA AUTORA
Paula Fernandes, é Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Alagoas e fotógrafa. Atuou como bolsista na primeira etapa do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas (IPHAN/SECULT/FUNDEPES/UFAL) entre os anos de 2015 e 2016. Foi colaboradora no Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem entre novembro de 2016 a maio de 2017. Em agosto de 2016 ingressou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como estagiária, permanecendo junto ao órgão até maio de 2019. Em paralelo foi colaboradora em projetos de extensão ligados à área do patrimônio material e imaterial. Produziu o curta documentário “Padroeiro”-2018 e “Mané”-2019. É assistente técnica na Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro desde 2019, cedida ao IPHAN-AL, desenvolvendo projetos relacionados ao Patrimônio Cultural da cidade.

REFERÊNCIAS

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