Arte – Rodrigo Sarmento
Nosso dossiê Fábulas do Presente finaliza com video-ensaio sobre o filme ‘Animal Político‘, dirigido pelo cineasta Tião. ‘Animal Político’ tem como protagonista uma vaca. Em uma noite de véspera de natal, a vaca se confronta com uma sensação forte de vazio existencial.
Essa crise a faz começar uma jornada por iluminação, em busca do seu verdadeiro eu. Com passagem por diversos festivais nacionais e internacionais, o filme Animal Político toma o contexto da frase de Aristóteles como ponto de partida para explorar os absurdos da vida da classe média a partir de um caráter fabular.
Em ‘Animal Político’, ao colocar a vaca no lugar de um personagem humano, o cineasta flerta com a farsa e a sátira ao criar um distanciamento das ações empreendidas pelo protagonista. Nesse movimento, o filme se coloca em um equilíbrio ambíguo entre a identificação e o distanciamento. Entre a crença nas reflexões do personagem e no deboche com suas escolhas, o diretor compõe o filme como um espelho de quem o assiste.